terça-feira, 2 de agosto de 2011

Projeto Divisão Celular - Mitose e Meiose

ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA

PROJETO PEDAGÓGICO:
Produzindo um vídeo sobre Divisão celular

CASSILÂDIA – MS
Julho de 2011

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 Nome do Projeto:
Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular

1.2 Elaborado por:
Profª Ludmilla Machado Neves

1.3 Unidade de Ensino:
Escola Estadual Rui Barbosa

1.4 Áreas Envolvidas:
Biologia e Sala de Tecnologia Educacional.

1.5 Pessoal envolvido:
Alunos do 1º Ano A do Ensino Médio.

1.6 Período de Execução:
Agosto e setembro.

2. JUSTIFICATIVA

Atualmente, com a globalização existente, e na era de informações em que vivemos não podemos deixar que a escola e o ensino parem no tempo. Precisamos nos adaptar, modificar nossa forma de ensinar, pois, se ficarmos inertes correremos o risco de não conseguir alcançar os nossos objetivos.

Na escola, vem ocorrendo mudanças significativas nas condições do processo ensino/aprendizagem, em consonância com a revolução provocada, no mundo, pelos avanços da tecnologia da informação e comunicação. Portanto é necessário a criação de um novo paradigma para nortear o professor na elaboração de seus projetos de aula, suas relações didáticas e instrumentais com o alunado, superando ou ultrapassando a tradicional dependência do quadro e do giz. (SILVA, .p 1).

Hoje há uma facilidade maior em trabalhar com recursos midiáticos além de uma grande necessidade, pois percebemos que as tarefas diárias podem ser mais integradas. Segundo Sandro Cassiano da Silva (p. 4) “O trabalho do professor pode ser mais fácil no processo de ensino/aprendizagem à medida que se obtém a participação da mídia no ambiente escolar como estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas, motivar os alunos, despertar suas curiosidades e envolvê-los no ambiente de aprendizagem.”

A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. (MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal, Paulinas, 2007, p. 162-166)
Há uma grande diversidade de mídias que podem ser usadas na educação. Segundo José Manuel Moran o vídeo além de atrair a atenção dos alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano e induz novas questões no processo educacional. Portanto, quando bem usadas, as mídias interferem positivamente no processo de ensino-aprendizagem.

Devemo-nos preocupar com a questão da Informática na Educação porque a evidência disponível, embora não tão ampla e contundente quanto se poderia desejar, demonstra que o contato regrado e orientado da criança com o computador em situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, em especial no que esse desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de pensar com rigor e sistematicidade, à habilidade de inventar ou encontrar soluções para problemas. (CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação.)

Então, pretende-se com este Projeto: Produzindo um vídeo sobre Divisão Celular, fazer com que os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, não tenham dificuldades em compreender o conteúdo de divisão celular já que isso ocorre frequentemente com os educandos deste ano escolar, que eles tenham facilidade e interesse em aprender, pois, trata-se de um conteúdo muito requisitado em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ansiamos que esses alunos estejam preparados.

3. OBJETIVOS
GERAIS:
 Compreender a divisão celular, através da aproximação do conteúdo com o dia-a-dia dos alunos, percebendo as diferenças entre Mitose e Meiose e ainda relacionar cada fase aos seus respectivos acontecimentos;

ESPECÍFICOS:
 Incentivar o uso das tecnologias;
 Promover a prática da produção textual;
 Despertar o gosto pelo estudo através da utilização de diferentes mídias;
 Avaliar a colaboração e a participação dos alunos;
 Despertar o espírito crítico;

4. METODOLOGIA

Primeiramente o conteúdo sobre Divisão Celular será explicado para os alunos através de uma Apresentação de Power Point, elaborada pela professora, no projetor multimídia. Após esse primeiro contato com o tema e de resolver exercícios em sala de aula os alunos assistirão a vídeos retirados do you tube (http://www.youtube.com/watch?v=K8cF7PytLMY&feature=related, http://www.youtube.com/watch?v=d_nW_PRtP7c, http://www.youtube.com/watch?v=8XbqeTTjPkk, e http://www.youtube.com/watch?v=PFWqT9N1X2U&feature=related) no televisor.
Em seguida eles irão para a Sala de Tecnologia onde verão animações sobre as fases da mitose e meiose disponíveis no site http://www.johnkyrk.com/index.pt.html , em duplas esses alunos irão fazer resumos de todas as etapas descritas na animação no editor de texto Writer do Línux e os resumos serão postados no blog da professora http://stematutinoruibarbosa.blogspot.com/.
Para finalizar os alunos serão divididos em grupos e produzirão um vídeo sobre a divisão celular onde aparecem todas as fases e os respectivos acontecimentos. O vídeo será de produção exclusiva dos alunos que o farão através de desenhos ou maquetes que eles tirarão fotos e depois montarão em forma de vídeo que em seguida também podem ser postados no site www.youtube.com.br .

5. CRONOGRAMA

Ação: Agosto Setembro
1ª Quinzena 2ª Quinzena 1ª Quinzena 2ª Quinzena
Apresentação de Power Point X
Resolução de exercícios X X X X
Vídeos do you tube X
Animações na STE X
Resumo no Writer X
Produção do Vídeo X X


6. AVALIAÇÃO DO PROJETO

A participação efetiva dos alunos durante o processo de execução do Projeto, através da execução de todas as ações, servirá para subsidiar a avaliação do processo, que valerá um total de: 5,0 (cinco pontos) na média.

7. REFERÊNCIAS

CHAVES, Eduardo O. C. O Computador na Educação. Disponível em: < http://edutec.net/Textos/Self/EDTECH/funteve.htm > Acesso em 26 de julho de 2011.
MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166. Disponível em: Acesso em: 15 de julho de 2011.
MORAN, José Manuel . O Vídeo na sala de aula. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm> Acesso em 25 de julho de 2011.
SILVA, Sandro Cassiano. A utilização das mídias no processo de ensino aprendizagem em geografia na sala de aula. Disponível em: < httpSIL://dmd2.webfactional.com/media/anais/A-UTILIZACAO-DAS-MIDIAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-EM-GEOGRAFIA-NA-SALA-DE-AULA.pdf> Acesso em: 15 de julho de 2011.