terça-feira, 10 de maio de 2011

Maquetes Sistemas respiratório, circulatório, reprodutor, digestório etc

 

Projeto desenvolvido com os alunos da Escola Estadual São José referente à maquetes dos principais sistemas do corpo humano. Acredito que foi muito produtivos, pois, eles se empenharam e depois de fazer a maquete fizeram a exposição indicando cada órgão e as principais funções de cada um deles.

Projeto BioBlog

PROJETO     BIOBLOG

Nome do Projeto: BIOBLOG

Elaborado por: Ludmilla Machado Neves

Unidade de Ensino: Escola Estadual Rui Barbosa

Áreas Envolvidas: Biologia, Língua Portuguesa

Série: 1º ano Ensino Médio Matutino

Período de Execução: 3º Bimestre


JUSTIFICATIVA

Incentivar o aluno a compreender o conteúdo de Biologia através da pesquisa e produção textual na Sala de Tecnologia Educacional.

Esse projeto tem a importância de demonstrar aos alunos que eles próprios podem ser construtores de conhecimento. Para tanto, esse projeto será desenvolvido para um melhor envolvimento dos conceitos biológicos a partir da utilização das ferramentas da informática incluindo esse estudo dentro de um padrão mais tecnológico, envolvendo professor regente e o professor da STE.

OBJETIVO GERAL
Fazer com que o aluno conheça o Conteúdo de Biologia sobre Divisão celular: mitose e meiose e ainda sobre clonagem e células tronco enfatizando conhecimentos em informática e blog’s.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender a importância da produção de texto dentro da produção de conhecimento.

• Melhorar a compreensão dos alunos utilizando a Sala de Tecnologia e recursos como: internet, word e bogs.

• Entender o funcionamento de um blog, como produzir e como mantê-lo.

• Incentivar a produção de texto como forma de avaliação e ainda o uso da Sala de tecnologias.
METODOLOGIA
A sala será dividida em 4 grupos, onde farão a pesquisa na Internet, trabalhando assim a parte conceitual do tema abordado. Logo após, cada grupo irá começar a produzir um texto sobe o conteúdo no word, esse texto será corrigido. Os alunos irão se cadastrar no “blogspot.com” onde cada grupo irá criar uma conta.

O texto será postado no blog junto com imagens sobre os referidos temas. Para a finalização do projeto, os alunos irão apresentar do Blog para toda a turma no próprio Data Show. Para a realização desse projeto serão necessárias 10 aulas.
RECURSOS

• Computador

• Internet

• Data-Show

• Blog

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de acordo com a participação do aluno na STE, pelo comprometimento com o Blog e exposição do Blog finalizado, diante a organização dos conceitos propostos na apresentação.