segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aula Prática - Microbiologia

Em uma escola Estadual é praticamente inesistente os recursos para o desenvolvimento de aulas práticas, mas, como todo professor que quer instigar o aluno  procura sempre o melho para eles, então vamos à luta.
As placas de Petri a escola já tinha, pedi ao dono do laboratório de Análises Clínicas para que ele me vendesse um pouco de ágar, e ele, muito gentil, esterelizou as placas e ainda deixou tudo pronto só para que pudéssemos contaminá-las. Usamos coisas do nosso dia-a-dia como: o ar, as mão, água do vaso sanitário, o ouvido, a boca, unha e cabelo. Depois do crescimento das colônias de bactérias observamos algumas no microscópio (emprestado de outra escola, pois não temos) e agora estmos testando alguns bactericidas como: água sanitária, álcool, detergentes e desinfetantes.
Os alunos ficaram admirados de que todas aquelas bactérias vieram deles e de lugares muito próximo a eles. Após esses passos, os alunos estão fazendo o relatório na Sala de Tecnologia. A aula foi um sucesso... Todos ficaram fascinados.
"Achamos à aula muito produtiva e interessante, porque por meio dela tivemos a oportunidade de ver bactérias e fungos que jamais imaginávamos existir em nosso dia a dia e até mesmo em nosso corpo, enfim em tudo e todo lugar existente no planeta." (Sara e Edislaine 2º EM)

História em quadrinhos



















A professora Lidiane Rodrigues Mariano trabalhando produção textual em Histórias em Quadrinhos com o 4º ano do Ensino Fundamental. Como a sala tem muitos alunos, ela dividiu a turma e metade ela colocou na biblioteca fazendo atividade relacionada com história em quadrinhos enquanto a outra metade foi para a STE produzir sua histórinha. Depois de pronta a história foi impressa e colada no caderno deles, eles adoraram...