terça-feira, 16 de setembro de 2008

Semana 10

As atividades dessa semana...
Acesse aqui o Plano Reformulado.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Tecnologias na Educação - Semana 9

Como utilizar as tecnologias na escola
José Manuel Moran

Atualmente, com o acesso irrestrito às tecnologias e a uma infinidade de informações, e tudo ao mesmo tempo, é necessário que nós professores e os alunos saibamos que a informação é importante para que possamos escolher o que guardar e “deletar” o que não for necessário. O nosso trabalho agora é ensinar nossos alunos a filtrar essas informações, para que eles aprendam a organizar a informação e a transformá-la em conhecimento. O que esperamos que nos leve a uma educação de qualidade.
Existe uma pressão para que os professores utilizem novas metodologias, novas tecnologias, mas, uma pesquisa da UNESCO mostra que mais da metade dos professores não tem computador em casa ou não navega na internet, a conseqüência direta é que: se eles não sabem, como vão ensinar? Primeiro é necessário se investir na educação digital para o professor, pois queremos professores letrados digitalmente e não o inverso.
Para melhorar a educação é necessário que haja um comprometimento de todos, os governantes investindo em salas de tecnologias, em capacitações e criando condições para que os professores tenham computador em casa; os professores fazendo cursos de capacitação e em informática; pais e alunos mais interessados pela escola. Garanto que isso faria com que a aprendizagem ficasse nos níveis de paises desenvolvidos.

Texto: Como utilizar as tecnologias na escola – Jose Manuel Moran